quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Pedra do município de lage na Bahia.

https://www.mpba.mp.br/sites/default/files/area/cecom/13setembro17_-_pedra_pelada.jpg

Ministério Público pede tombamento de rocha considerada refúgio espiritual  em Laje | Ministério Público do Estado da Bahia

Little Lulu, desenho da Marge.

 https://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/3/3f/Little_Lulu_Show.jpg.

The Little Lulu Show – Wikipédia, a enciclopédia livre

Amamos clubes

 Temos a mania de segurar as coisas em nosso círculo. Formamos, estabelecemos, instituímos, círculos fechados, verdadeiros clubes e isto me lembra o clube do Bolinha, nas revistas da Marge, onde as meninas não entravam. Lembro que a Lulu, Luluzinha , fazia o movimento contrário e provava que o Bolinha era um menino bobo, o tempo todo. Marge parece querer contestar, com suas histórias, além da perspicácia das crianças, entre elas mesmas e diante de seus pais, assuntos bem atuais agora. Ela também chamava atenção, de forma divertida, para um assunto que badalamos hoje:  o tema de gênero, as relações sociais. Foi a forma de Marjorie Henderson Buell.Existem coisas que parecem eternas.

Maria das Graças Pereira Nunes Oliveira.

Imagem:https://pbs.twimg.com/media/Dzz48-dWwAAY1EX.png


Guilherme Kroll on Twitter: "Uma autora importantíssima pra história das  Histórias em Quadrinhos é a Marjorie Henderson Buell, ou simplesmente  Marge, criadora da Luluzinha.… https://t.co/9JhuwQWkMt"

O MARXISMO DE GRAMSCI | Daniela Mussi

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

A Gata Borralheira

Contos de fadas 1.

 

Sobre a natureza dos contos de fada como conhecemos hoje, eu não acho ruim.Ach9o que ela está bem relacionada com o trabalho da Igreja e considero um excelente trabalho, sem deixar de referendar que os conto na versão original, carregavam consigo uma realidade de muitas pessoas da época que foram criados. Na verdade, os bichos e as pessoas estão bem colocados na ordem social de um tempo, onde não havia normas de conduta e as crianças eram imersas numa situação onde infância não existia, nem bestialidade, zoofilia. Por outro lado, representam muito bem certas situações comportamentais na contemporaneidade. Muita coisa fica guardada e escondida....Mas, sabemos que são reais, os fatos que se manifestam na sociedade enquadra-se muito bem em paralelo com as versões originais de Charles Perrault, as quais tão analisadas e queridas pela pela psicanálise.
Graça Nunes.
Imagem de google.com. Versailles
Charles Perrault | Palace of Versailles
 

segunda-feira, 6 de julho de 2020

Dividir é ação para coletividade.

Esse negócio de acabar com as propriedades privadas é sonho, é boato da oposição.Isto não existe, nem existirá. Sabe porque? Não aprendemos a pensar coletivamente.Pensamos muito no que é nosso, o que temos. A terra é de todos!!!.Ninguém é verdadeiramente dono de nada!!!Pensando racionalmente: nem da própria vida que, se Deus não for por nós; poderemos perdê-la a qualquer momento.Um sistema miserável!!!! Ainda defendemos este sistema capitalista de segunda, pobre e desgraçante?
Vamos nos agastar pelo que não perece; o amor de Deus.Vamos pensar coletivamente, fraternalmente.Vamos dividir o pão, a água, as vestes.Vamos compartilhar no real.......Vamos lá.
Maria das graças Pereira Nunes.
A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

Será???


Existe muita História sepultada no fundo dos oceanos, assim como no fundo dos continentes.Ainda não foram consumidas pelo fogo. Talvez, no futuro seja revelada, assim como as ruínas submersas de Yonaguni. Lamento que não estarei mais aqui, nem em sombra. Nada.
Graça Nunes.

Como????

Antes era um grande Continente que foi se partindo e desabando as suas orlas.Se multiplicou em continentes filhos, que tiveram seus netos , bisnetos...Muitos continentes não existem mais.Assim vai se fechando o ciclo. Chegará um tempo que não haverá continentes, algumas ilhas que desabarão também, até não restar mais terra firme, só água e depois a água vai embora e só fogo, queimando, como era no começo. É isto que a NASA tem certeza? Eu também tenho certeza disto e sei, que continuar aqui, não dependerá de quem sobreviver até lá.Estaremos todos, aqui mesmo, para um futuro retorno, se for possível, perto ou na última fase do ciclo do planeta. Aqui é o nosso lugar até agora. Ou não?
Graça Nunes.

sábado, 20 de junho de 2020

João Batista de da Vinci., modelado em Salai.


DE ARTE EM ARTE : PINTURAS DE SÃO JOÃO BATISTA - SANTO E PROFETA ...
Imagem de google.com. João Batista de Leonardo da Vinci
Esta imagem é um quadro de Leonardo da Vinci(1452-1519). Como todos os trabalhos de da Vinci é bem enigmático e por isto eu gosto. Este João retratado tem uma expressão, espetacularmente jovial e alegre. Um jovem vivo e esperto. Olhar terno e penetrante.Aponta para o alto. Apresenta a cruz que toda imagem de João apresenta, embora Jesus não esteja pregado nela. Agora, o que me impressiona, profundamente, é a capacidade de Sr. Da Vinci fazer quadros que revelavam muito de sua pessoa e o conhecimento que tinha das Escrituras. Atribui-se que, o modelo para este trabalho tenha sido, um jovem discípulo e protegido dele chamado pelo nome de Salai. Mas, pessoalmente acho que era uma mulher, que acompanhava o artista durante seu tempo de atividade. O rosto nesse quadro é claramente percebido em outros, do mesmo artista, com pequenas e sutis diferenças, como no caso de Monalisa .Atribuiu-se homossexualidade , nos casos denunciados de 1476 e pedofilia ao Sr.Da Vinci, quando se refere ao jovem Salai(Gian Giacomo Caprotti da Oreno,1480-1524) que fora ser aprendiz com Leonardo, com apenas dez anos de idade e como tendo sido seu namorado.Cogita-se também que Leonardo teve outros jovens namorados. Contudo, isto não me interessa neste momento.

 Após descobrir esta representação achei-a mais provocante pra as minhas referências a João Batista, cuja imagem é sempre de alguém desesperado, insultante, problemático, embora ele estivesse agindo conforme princípios, era intrépido em atacar os poderes de seu tempo. Isto , parece que o levou a perder a sua cabeça. Talvez fosse, por causa de seu tempo, a História de sua vida . Esta representação é bem mais alegre. Com uma roupa que mais parece uma cobra enrolada em si, que uma vestimenta de pele de camelo. As vezes Leonardo é mais fiel a si, que a representação da História. Cada quadro seu tinha uma opinião embutida sobre a religiosidade da época ou a segredos que ele havia se apoderado.Sobre a situação de Gian Giacomo; é necessário pesquisar a vida social da criança, séculos XV e XVI, na Europa , especificamente na Itália. Por Philíppe Ariés(1914-1984), sabemos que as crianças viviam sem domínio familiar , na França até o século XVII.Seria do mesmo modo na Itália? é  possível que sim e entenderemos a situação de Salai.

Mas, o que eu sinto no trabalho de Sr. Da Vinci é certo desprezo pela História bíblica. Ele não valoriza aquilo que se sabe até hoje. Ele tem uma opinião e debocha, jogando por terra aquilo que se supõe ser fato. Ainda mais não demonstra reverência alguma, embora suas pinturas sejam muito bonitas. Percebemos muito bem isto desde cedo, quando ele pinta um dos anjos na tela de   
Fontes:(continua)
Maria Nunes.

sábado, 13 de junho de 2020

Gênesis

Não tenho dúvida de todas as capacidades da minha espécie biológica. Uma grande amiga, materialista e cética, depois de assistir uma conversa, onde eu falei sobre partes do Gênesis, disse-me: Graça se tudo for mentira é uma grande e inteligente mentira. Percebi que ela estava lúcida e disse-lhe: E como! Por isto arqueólogos, outros cientistas e cientistas criacionistas buscam tantas coisas a partir dela e encontrando evidências a justificam ...... 
Maria Nunes.
Versículos de Gênesis – Versículos Biblicos

sábado, 9 de maio de 2020

Conversarehistoriar: Maria.

Conversarehistoriar: Maria.: O anjo não apareceu a Maria em maio. Toda gestação leva duzentos e setenta dias mais ou menos. A concepção de Jesus parece ter ocorrido e...

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Esaú e sua escolha

Esaú perdeu seus direitos de primogenitura por causa de seu temperamento inconsequente. Ele não pensou nas consequências e seu irmão observador e esperto, em "ardil" junto com sua mãe, o pegou sem dificuldade. Esta história de grande amplitude e significado, não somente para os cristãos mas, para muitas pessoas que lêem as Escrituras Hebraícas, está registrada no livro bíblico de Gênesis, capítulo 25.Eles eram gêmeos. Uma história muito interessante. Depois de se ver na situação de perda total, Esaú resolveu matar seu irmão Jacó. Depois de muito tempo as condições permitiram a reconciliação entre eles .....
Maria Nunes.
Imagem de google.com.
Resultado de imagem para Esau e jacó, gênesis