Imagem de google.com. João Batista de Leonardo da Vinci |
Esta imagem é um quadro de Leonardo da Vinci(1452-1519). Como todos os trabalhos de da Vinci é bem enigmático e por isto eu gosto. Este João retratado tem uma expressão, espetacularmente jovial e alegre. Um jovem vivo e esperto. Olhar terno e penetrante.Aponta para o alto. Apresenta a cruz que toda imagem de João apresenta, embora Jesus não esteja pregado nela. Agora, o que me impressiona, profundamente, é a capacidade de Sr. Da Vinci fazer quadros que revelavam muito de sua pessoa e o conhecimento que tinha das Escrituras. Atribui-se que, o modelo para este trabalho tenha sido, um jovem discípulo e protegido dele chamado pelo nome de Salai. Mas, pessoalmente acho que era uma mulher, que acompanhava o artista durante seu tempo de atividade. O rosto nesse quadro é claramente percebido em outros, do mesmo artista, com pequenas e sutis diferenças, como no caso de Monalisa .Atribuiu-se homossexualidade , nos casos denunciados de 1476 e pedofilia ao Sr.Da Vinci, quando se refere ao jovem Salai(Gian Giacomo Caprotti da Oreno,1480-1524) que fora ser aprendiz com Leonardo, com apenas dez anos de idade e como tendo sido seu namorado.Cogita-se também que Leonardo teve outros jovens namorados. Contudo, isto não me interessa neste momento.
Após descobrir esta representação achei-a mais provocante pra as minhas referências a João Batista, cuja imagem é sempre de alguém desesperado, insultante, problemático, embora ele estivesse agindo conforme princípios, era intrépido em atacar os poderes de seu tempo. Isto , parece que o levou a perder a sua cabeça. Talvez fosse, por causa de seu tempo, a História de sua vida . Esta representação é bem mais alegre. Com uma roupa que mais parece uma cobra enrolada em si, que uma vestimenta de pele de camelo. As vezes Leonardo é mais fiel a si, que a representação da História. Cada quadro seu tinha uma opinião embutida sobre a religiosidade da época ou a segredos que ele havia se apoderado.Sobre a situação de Gian Giacomo; é necessário pesquisar a vida social da criança, séculos XV e XVI, na Europa , especificamente na Itália. Por Philíppe Ariés(1914-1984), sabemos que as crianças viviam sem domínio familiar , na França até o século XVII.Seria do mesmo modo na Itália? é possível que sim e entenderemos a situação de Salai.
Mas, o que eu sinto no trabalho de Sr. Da Vinci é certo desprezo pela História bíblica. Ele não valoriza aquilo que se sabe até hoje. Ele tem uma opinião e debocha, jogando por terra aquilo que se supõe ser fato. Ainda mais não demonstra reverência alguma, embora suas pinturas sejam muito bonitas. Percebemos muito bem isto desde cedo, quando ele pinta um dos anjos na tela de
Fontes:(continua)
Maria Nunes.
Fontes:(continua)
Maria Nunes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário