sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Ensaios


Ensaio
Ensaio é uma composição metódica de estudos realizados e das considerações originais que se chegou após apurado exame de um assunto(MEDEIROS,2003:p.246) Este é um ensaio informal(MOISÉS,1987:p.237) de acordo com a proposta da professora “deixar a imaginação correr solta”, delineado pela liberdade criadora e pela emoção. Mas, ele tem uma aparência um pouco séria, aparece referências, tem objetivos e resumo; uma mania adquirida. O tema deste ensaio” Compromisso Social do Professor e o Construtivismo”, apresentado em 07/08/2010 na FAMETTIG, na última aula de Teorias da Educação da profa. Antonia Lúcia Leite Ramos, pela estudante, do curso de Especialização em Metodologia do Ensino Superior, Maria das Graças Pereira Nunes.
Objetivo
O presente ensaio pretende informar o resultado de estudos feitos sobre a prática do professor que se compromete com os seus estudantes e com a comunidade da escola, onde a prática ocorre e a ênfase, que ele dispensa aos aspectos principais de sua prática educativa, ensino e aprendizagem, na sugestão construtivista que pode ser a teoria envolvente de sua prática profissional, o lastro teórico de sua ação como professor socialmente comprometido para construção, reconstrução e mudanças sociais.

COMPROMISSO SOCIAL DO PROFESSOR E CONSTRUTIVISMO

Resumo
O professor é um profissional de grande poder. Sua possibilidade de influenciar é considerável em relação as demais atividades humanas. Com o seu trabalho, estimulará as pessoas, tanto nas atividades pedagógicas como nas atividades andragógicas. Sua fala, envolvida por intencionalidades construtivas e reconstrutivas, poderá tocar corações de entendimentos, levando a reações mentais que se refletirão em mudanças sociais que, por certo, começarão dentro da escola e se difundirão pela comunidade, na forma do diálogo e das vivências.

1-Introdução

Educação é uma ação social. Ocorrendo na escola é institucionalizada.O professor é o profissional responsável, atuante na mediação desta ação, o principal envolvido com todos os movimentos sociais e com o compromisso social de colaborar com o desenvolvimento do processo de formação cidadã do(a) estudante que é um ser gregário(a) com capacidade de aprende e reaprender. 

A educação institucionalizada resiste muito as mudanças de paradigmas. As idéias de mudança, na maioria das vezes, não ocorre no meio da educação. Os idealistas que, de certa perspectiva, viram a educação de modo diferente da que ocorria no seu tempo, na maioria, não eram educadores mas, estavam atentos à situação vigente, entendiam a realidade da sua época, pertenciam quase sempre a famílias abastadas e tiveram idéias de mudanças relacionadas à forma da Educação e Sociedade.Preocupados com a sociedade e com a educação dos indivíduos, sabendo que a função da educação é promover situações favoráveis a vida social e que o tipo de vida social é promovido pela classe dominante. Pensadores, desenvolveram observações que evoluíram para teorias e tornaram-se doutrinas educacionais com o passar do tempo, como é o caso do construtivismo, nome dado aos estudos e afirmações de Levy Semenovitch Vygotsky, um pensador russo, advogado e médico que estudou neurofisiologia e se interessou pelo processo de aprender das pessoas. 
Não como professor mas, como pesquisador.Vygotsky não criou o Construtivismo. Essa teoria , construtivismo, que reune seus estudos e a epistemologia genética de Jean Fritz Piaget, biólogo, promovida após contato de Piaget com os estudos de Vygotsky. Esta teoria enfatiza que a aprendizagem somente ocorre com o envolvimento do aprendiz com o seu meio e com o objeto de estudo. Cabendo ao professor a competência da condução dessa atividade da forma mais apropriada para que o(a) estudante aprenda a se comportar como sujeito ativo em sua comunidade, uma pessoa preparada para realizar descobertas, por ter uma visão ampliada e empreender mudanças de grande significado, envolvendo a qualidade de vida social cada vez , humanamente melhor, para as pessoas de seu grupo e fazer desta ação, um ponto de partida para melhorar o mundo.Para se  entender o compromisso social do Professor, como profissional é importante fazer algumas considerações sobre Educação e Sociedade.

2-Educação e Sociedade

Sendo a educação um ato social intimamente relacionada com a sociedade, sofrendo os impactos das mudanças sociais, muitas vezes modificadas por estas transformações sociais decorrentes de movimentos políticos e econômicos que também são movimentos sociais e um ato institucionalizado, ocorrendo na escola, uma instituição pedagógica social, e secularizada ela não ocorre de forma neutra. 

“Não é possível tratar satisfatoriamente os problemas educacionais sem fazer considerações acerca de sua historicidade e vinculação com fenômenos sociais mais amplos. As instituições pedagógicas são antes de mais nada, instituições sociais.” (GIL,1997:pag.24)

A escola foi instituída, para que a organização do sistema social continue da forma desejada. Esse papel da escola está implicado no tipo de sociedade onde ela desenvolverá as atividades de educação através da pessoa profissional – o professor.Este profissional tem grande responsabilidade de natureza social. Sua ação, nesta área, terá muito que ver com o que ele sabe e acredita como profissional e estará envolvida com a teoria de educação que ele escolher.Essas teorias são  resultado da observação e pensamento sobre o que foi verificado  por elementos pensantes e críticos  da sociedade durante as crises dos sistemas estabelecidos.

Os elementos pensantes, portanto privilegiados, de certos grupos na sociedade, analisam o contexto e promovem mudanças de acordo com as observações, sobre educação, implicadas em suas visões, que são as doutrinas, concepções que geram rupturas, introduzindo métodos inovadores de ensino para manter a situação que é conveniente a classe dominante ou para modificar a situação. As três concepções básicas de educação são: Tradicional, Humana e Moderna.

Dessas categorias surgiram as doutrinas pedagógicas que refletem valores sociais dominantes. Decorrentes destas doutrinas, as teorias educacionais que influenciarão as ações do professor. As doutrinas educacionais dos últimos anos estão enraizadas nas principais perspectivas educacionais:Clássica, Humana e Moderna.A ação do professor influenciada por estas perspectivas determinará a ênfase que ele dará aos aspectos ensino e aprendizagem.

3-A Ênfase do professor: Ensino e Aprendizagem

O professor, cuja ação é envolvida pela perspectiva clássica de base tradicionalista (ou tradicionalismo), certamente enfatizará, na sua ação pedagógica, o ensino.Se dedicará por demais a “arte de expor o assunto” (Legrand,1976:p.63). Se preocupará com as tarefas atividades fora e dentro da sala de aula, deveres de casa, trabalhos individuais e em grupo, e verificações de ensino: as provas, os testes.Para este professor o Programa é de grande importância. O seu lema provavelmente será:

“ o educador, educa; o estudante é educado.” (FREIRE,1985:p.69).

Já, o professor, cuja ação esteja preocupada com a aprendizagem, estará muito mais enfático para com a mudança que a educação poderá causar no estudante; com o incentivo ao aprendizado; com estímulo para fazer brotar as idéias; preparar o(a) estudante para a aprender a ser atuante e transformador(a) em sua comunidade.Este é o seu alvo o resultado da aprendizagem, que com o ensino, com a forma de passar conteúdos , como é costume da preocupação com o aprender.

A preocupação com o(a) estudante como ser social é um aspecto da perspectiva humanista, de doutrina contemporânea da educação que inclui a teoria Construtivismo na educação.Essa teoria prioriza o estudante, a interatividade social entre ele o professor / facilitador, seus colegas, a comunidade,considerando que é necessário reflexão, dinamismo, transformar para construção e a critica construtiva.Sem esquecer a aprendizagem.

A preocupação com a aprendizagem nesta teoria de base humanista leva o professor a agir na direção da construção e reconstrução dos sujeitos ativos, de si pra si mesmo. O(a) próprio(a) estudante constrói e reconstrói o seu aprendizado no seu processo educacional e, com algumas poucas excessões, sentirá o desejo de continuar a fazê-lo em toda sua vida. O professor de sua parte também se preocupará com a sua formação continuada para efetivamente orientar e mediar a busca de conhecimento dos estudantes.A teoria que provalvemente envolverá esta prática docente, de compromisso social e preocupação com a aprendizagem do sujeito ativo é o construtivismo.

4- O que é Construtivismo?

Para Fernando Becker, 1992.Construtivismo significa que nada a rigor está terminado, o conhecimento não é completo em nenhuma instância como algo finalizado. O conhecimento ocorre sempre pela interação entre o individuo e o meio físico e social (BEKER,1992:pág.7-15).

Um jovem russo chamado Levy Semenovitch Vygotsky foi pioneiro na idéia de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida. Vygotsky nasceu em 05 de novembro de 1896, do antigo calendário dos russos e em 17 de novembro de 1896, em Orsha , na Rússia, faleceu em Moscou em 11 de junho de 1934, também na Rússia. Quando seus estudos e conclusões foram considerados para nós e passaram a ter importância para a educação no ocidente, já haviam se passado muitos anos de sua morte. Vygotsky morreu cedo aos 37 anos por tuberculose.Mas, deixou informações a frente do seu tempo.

Piaget nasceu, no mesmo ano que Levy Vygotsky,  em1896,  na Suíça. Gostava de escrever desde criança.Escreveu seu primeiro artigo sobre um pombo albino quando tinha 11anos de idade. Muito admirado por esse feito, ainda tão jovem.Quando adulto, já casado e com filhos, Piaget dedicou-se aos estudos sobre a inteligência, assim conheceu os estudos de Vygotsky e desse contato, desenvolveu estudos sobre a Epistemologia Genética, uma teoria cognitiva, organizada com as próprias idéias na base dos estudos de Levy Semenovitch Vygotsky. 
 
O que é construtivismo? A palavra refere-se a uma série de correntes de pensamento. Assim como Humanismo, Classicismo, etc. Cada corrente com sua particularidade, de acordo com a área referente .Palavra em alemão, konstruktivismus- uma forma de atenuar o rigor matemático e explicar um novo 

entendimento de matemática visando a ampliação da informática, no início do século XIX. Como a educação pode ser comparada a uma bôca aberta para tudo, que se propõe para a formação das pessoas. Sendo assim, como uma área de estudo o construtivismo passa a ter uma corrente na educação com base crítica.Portanto, as teorias de Levy Vygotsky e Jean Piaget sobre educação constituem a base do construtivismo na educação. Nessa concepção o saber é construído ativamente, em interações e não como tradicionalmente se dava, de forma passiva, receptiva, sem consideração de pressupostos. Os estudos de Jean Piaget são incluídos nesta corrente e entram no Brasil, nos anos sessenta, metade do século XX, hoje estão difundidos e já em evolução. A Dra Emília Ferreiro introduziu na América Latina, essas proposição com a psicogênese, como discípula do Dr.Jean Piaget, que era estudante das afirmações de Vygotsky. 

Atualmente percebe-se que esta corrente de pensamento, construtivismo que engloba os estudos de Vygotsky e Piaget estão fortemente ligadas à prática educativa de muitos professores que são comprometidos com seus estudantes e demonstram, na sua prática pedagógica, adesão aos princípios desta teoria, enfatizando a aprendizagem de forma dialética. 

5- O compromisso social do professor e a prática com base na teoria Construtivismo. 

O professor como ser social tem compromisso consigo mesmo como ser gregário, membro de grupo, ninguém vive sozinho. Dessa mesma forma tem compromisso com o meio onde ocorre sua atividade profissional- a educação, que é a chave. A educação abre portas para a transformação pessoal e social. Na sua prática educativa ele abre as portas da alegria e da felicidade para seus estudantes na forma do diálogo, do autoconhecimento, sendo um orientador, mediador; não um informante. Mas, um mediador da organização da informação, para a utilização nas ações de transformação social. A educação tem uma meta de construir, considerando o que já está feito. A influência da atividade educativa é objetivada à mudança de pensamentos contrários ao bem estar pessoal, a melhoria do meio físico, a busca de liberdade, a prática do amor. O objetivo da educação é orientar para melhoria da pessoa e, como consequência, para a melhoria social. O professor socialmente comprometido entende a educação como um processo de construção consequente da: interação dos estudantes e dos professores; consideração dos problemas sociais do contexto; valorização da História e do conhecimento já construído na comunidade.

O conhecimento = uma construção. E o professor comprometido socialmente estará preocupado com os estudantes, considerando que são sujeitos ativos em seu ambiente, interagindo ampliando e construindo saberes .Esta prática não desobriga a competência técnica do professor para o ensino e a programação dos conteúdos. O conhecimento é importante, será orientado e mediado pelo professor estimulador, que vai considerar o que os estudantes esperam, o que trazem consigo de suas próprias experiências de vida, o significado e a ressignificação dos conhecimentos e agir de forma a facilitar a construção do conhecimento um aprendizado, utilizável em ações pessoais e comunitárias; sempre na perspectiva de construir um mundo melhor. 

                “O sentido da teoria construtivismo na educação poderá implicar na ação do   
                  professor. (BEKER,1992:pág.7-15)”

A ação social do professor envolverá a preocupação com a preservação do meio ambiente - a natureza do planeta Terra, base da vida humana. O cuidado com esta natureza é responsabilidade de todos os humanos .

Conclusão
Cabe a todos os seres humanos, cuidar da Terra, o único lugar de vida natural da humanidade construir uma sociedade justa no planeta, com direito ao conhecimento e ao lazer e cabe especialmente ao professor, como elemento de estimulação ao conhecimento, para melhor qualidade de vida e felicidade, fazer a mediação com este compromisso, com seu próprio compromisso social, na sua prática profissional.

 
Referências Bibliográficas
ALVES,Ruben Azevedo. Conversas com quem gosta de ensinar.22a.ed. São Paulo. Cortez
Autores Associados,1988.(Coleção Polêmicas de Nosso Tempo. v.1).
BECKER, Fernando. O que é Construtivismo? Revista de Educação AEC, Brasília.v.21, no. 83, p.7-15,abril/junho,1992.
FREIRE. Paulo. Pedagogia do Oprimido.15ª. ed. São Paulo. Paz e Terra.1985
GIL,Antonio Carlos. Metodologia do Ensino Superior. 3ª. ed. São Paulo,. Atlas.1997. 121 págs.
LEGRAND,Louis. A Didática da Reforma: um método ativo para a escola de hoje. 2ª. ed. Rio de Janeiro:Zahar,1997.
Sites Consultados
http://penta.ufrgs.br/~luis/Ativ1/Construt.html - 19k
http://www.fapepi.pi.gov.br/novafapepi/sapiencia13/pesquisa3... - 13k
Salvador, 09 de agosto de 2010.
Maria das Graças Pereira Nunes
Curso: Metodologia do Ensino Superior.

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