Ensaio
Ensaio
é uma composição metódica de estudos realizados e das considerações originais
que se chegou após apurado exame de um assunto(MEDEIROS,2003:p.246) Este é um
ensaio informal(MOISÉS,1987:p.237) de acordo com a proposta da professora
“deixar a imaginação correr solta”, delineado pela liberdade criadora e pela
emoção. Mas, ele tem uma aparência um pouco séria, aparece referências, tem
objetivos e resumo; uma mania adquirida. O tema deste ensaio” Compromisso
Social do Professor e o Construtivismo”, apresentado em 07/08/2010 na
FAMETTIG, na última aula de Teorias da Educação da profa. Antonia Lúcia Leite
Ramos, pela estudante, do curso de Especialização em Metodologia do Ensino
Superior, Maria das Graças Pereira Nunes.
Objetivo
O
presente ensaio pretende informar o resultado de estudos feitos sobre a prática
do professor que se compromete com os seus estudantes e com a comunidade da
escola, onde a prática ocorre e a ênfase, que ele dispensa aos aspectos
principais de sua prática educativa, ensino e aprendizagem, na sugestão
construtivista que pode ser a teoria envolvente de sua prática profissional, o
lastro teórico de sua ação como professor socialmente comprometido para
construção, reconstrução e mudanças sociais.
COMPROMISSO SOCIAL DO PROFESSOR E CONSTRUTIVISMO
Resumo
O
professor é um profissional de grande poder. Sua possibilidade de influenciar é
considerável em relação as demais atividades humanas. Com o seu trabalho,
estimulará as pessoas, tanto nas atividades pedagógicas como nas atividades andragógicas.
Sua fala, envolvida por intencionalidades construtivas e reconstrutivas, poderá
tocar corações de entendimentos, levando a reações mentais que se refletirão em
mudanças sociais que, por certo, começarão dentro da escola e se difundirão
pela comunidade, na forma do diálogo e das vivências.
1-Introdução
Educação
é uma ação social. Ocorrendo na escola é institucionalizada.O professor é o
profissional responsável, atuante na mediação desta ação, o principal envolvido
com todos os movimentos sociais e com o compromisso social de colaborar com o
desenvolvimento do processo de formação cidadã do(a) estudante que é um ser
gregário(a) com capacidade de aprende e reaprender.
A
educação institucionalizada resiste muito as mudanças de paradigmas. As idéias de
mudança, na maioria das vezes, não ocorre no meio da educação. Os idealistas
que, de certa perspectiva, viram a educação de modo diferente da que ocorria no
seu tempo, na maioria, não eram educadores mas, estavam atentos à situação
vigente, entendiam a realidade da sua época, pertenciam quase sempre a famílias
abastadas e tiveram idéias de mudanças relacionadas à forma da Educação e
Sociedade.Preocupados com a sociedade e com a educação dos indivíduos, sabendo
que a função da educação é promover situações favoráveis a vida social e que o
tipo de vida social é promovido pela classe dominante. Pensadores,
desenvolveram observações que evoluíram para teorias e tornaram-se doutrinas
educacionais com o passar do tempo, como é o caso do construtivismo, nome dado
aos estudos e afirmações de Levy Semenovitch Vygotsky, um pensador russo,
advogado e médico que estudou neurofisiologia e se interessou pelo processo de
aprender das pessoas.
Não
como professor mas, como pesquisador.Vygotsky não criou o Construtivismo. Essa
teoria , construtivismo, que reune seus estudos e a epistemologia genética de
Jean Fritz Piaget, biólogo, promovida após contato de Piaget com os estudos de
Vygotsky. Esta teoria enfatiza que a aprendizagem somente ocorre com o
envolvimento do aprendiz com o seu meio e com o objeto de estudo. Cabendo ao
professor a competência da condução dessa atividade da forma mais apropriada
para que o(a) estudante aprenda a se comportar como sujeito ativo em sua
comunidade, uma pessoa preparada para realizar descobertas, por ter uma visão
ampliada e empreender mudanças de grande significado, envolvendo a qualidade de
vida social cada vez , humanamente melhor, para as pessoas de seu grupo e fazer
desta ação, um ponto de partida para melhorar o mundo.Para se entender o
compromisso social do Professor, como profissional é importante fazer algumas
considerações sobre Educação e Sociedade.
2-Educação e
Sociedade
Sendo
a educação um ato social intimamente relacionada com a sociedade, sofrendo os
impactos das mudanças sociais, muitas vezes modificadas por estas
transformações sociais decorrentes de movimentos políticos e econômicos que
também são movimentos sociais e um ato institucionalizado, ocorrendo na escola,
uma instituição pedagógica social, e secularizada ela não ocorre de forma
neutra.
“Não
é possível tratar satisfatoriamente os problemas educacionais sem fazer
considerações acerca de sua historicidade e vinculação com fenômenos sociais
mais amplos. As instituições pedagógicas são antes de mais nada, instituições
sociais.” (GIL,1997:pag.24)
A
escola foi instituída, para que a organização do sistema social continue da
forma desejada. Esse papel da escola está implicado no tipo de sociedade onde
ela desenvolverá as atividades de educação através da pessoa profissional – o
professor.Este profissional tem grande responsabilidade de natureza social. Sua
ação, nesta área, terá muito que ver com o que ele sabe e acredita como
profissional e estará envolvida com a teoria de educação que ele escolher.Essas
teorias são resultado da observação e pensamento sobre o que foi
verificado por elementos pensantes e críticos da sociedade durante
as crises dos sistemas estabelecidos.
Os
elementos pensantes, portanto privilegiados, de certos grupos na sociedade,
analisam o contexto e promovem mudanças de acordo com as observações, sobre
educação, implicadas em suas visões, que são as doutrinas, concepções que geram
rupturas, introduzindo métodos inovadores de ensino para manter a situação que
é conveniente a classe dominante ou para modificar a situação. As três
concepções básicas de educação são: Tradicional, Humana e Moderna.
Dessas
categorias surgiram as doutrinas pedagógicas que refletem valores sociais
dominantes. Decorrentes destas doutrinas, as teorias educacionais que
influenciarão as ações do professor. As doutrinas educacionais dos últimos anos
estão enraizadas nas principais perspectivas educacionais:Clássica, Humana e
Moderna.A ação do professor influenciada por estas perspectivas determinará a
ênfase que ele dará aos aspectos ensino e aprendizagem.
3-A
Ênfase do professor: Ensino e Aprendizagem
O
professor, cuja ação é envolvida pela perspectiva clássica de base
tradicionalista (ou tradicionalismo), certamente enfatizará, na sua ação pedagógica,
o ensino.Se dedicará por demais a “arte de expor o assunto”
(Legrand,1976:p.63). Se preocupará com as tarefas atividades fora e dentro da
sala de aula, deveres de casa, trabalhos individuais e em grupo, e verificações
de ensino: as provas, os testes.Para este professor o Programa é de grande
importância. O seu lema provavelmente será:
“
o educador, educa; o estudante é educado.” (FREIRE,1985:p.69).
Já,
o professor, cuja ação esteja preocupada com a aprendizagem, estará muito mais
enfático para com a mudança que a educação poderá causar no estudante; com o
incentivo ao aprendizado; com estímulo para fazer brotar as idéias; preparar
o(a) estudante para a aprender a ser atuante e transformador(a) em sua
comunidade.Este é o seu alvo o resultado da aprendizagem, que com o ensino, com
a forma de passar conteúdos , como é costume da preocupação com o aprender.
A
preocupação com o(a) estudante como ser social é um aspecto da perspectiva
humanista, de doutrina contemporânea da educação que inclui a teoria Construtivismo
na educação.Essa teoria prioriza o estudante, a interatividade social entre ele
o professor / facilitador, seus colegas, a comunidade,considerando que é
necessário reflexão, dinamismo, transformar para construção e a critica
construtiva.Sem esquecer a aprendizagem.
A
preocupação com a aprendizagem nesta teoria de base humanista leva o professor
a agir na direção da construção e reconstrução dos sujeitos ativos, de si pra
si mesmo. O(a) próprio(a) estudante constrói e reconstrói o seu aprendizado no
seu processo educacional e, com algumas poucas excessões, sentirá o desejo de
continuar a fazê-lo em toda sua vida. O professor de sua parte também se
preocupará com a sua formação continuada para efetivamente orientar e mediar a
busca de conhecimento dos estudantes.A teoria que provalvemente envolverá esta
prática docente, de compromisso social e preocupação com a aprendizagem do
sujeito ativo é o construtivismo.
4-
O que é Construtivismo?
Para
Fernando Becker, 1992.Construtivismo significa que nada a rigor está terminado,
o conhecimento não é completo em nenhuma instância como algo finalizado. O
conhecimento ocorre sempre pela interação entre o individuo e o meio físico e
social (BEKER,1992:pág.7-15).
Um
jovem russo chamado Levy Semenovitch Vygotsky foi pioneiro na idéia de que o
desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações
sociais e condições de vida. Vygotsky nasceu em 05 de novembro de 1896, do
antigo calendário dos russos e em 17 de novembro de 1896, em Orsha , na Rússia,
faleceu em Moscou em 11 de junho de 1934, também na Rússia. Quando seus estudos
e conclusões foram considerados para nós e passaram a ter importância para a
educação no ocidente, já haviam se passado muitos anos de sua morte. Vygotsky
morreu cedo aos 37 anos por tuberculose.Mas, deixou informações a frente do seu
tempo.
Piaget
nasceu, no mesmo ano que Levy Vygotsky, em1896, na Suíça. Gostava
de escrever desde criança.Escreveu seu primeiro artigo sobre um pombo albino
quando tinha 11anos de idade. Muito admirado por esse feito, ainda tão
jovem.Quando adulto, já casado e com filhos, Piaget dedicou-se aos estudos
sobre a inteligência, assim conheceu os estudos de Vygotsky e desse contato,
desenvolveu estudos sobre a Epistemologia Genética, uma teoria cognitiva,
organizada com as próprias idéias na base dos estudos de Levy Semenovitch
Vygotsky.
O
que é construtivismo? A palavra refere-se a uma série de correntes de
pensamento. Assim como Humanismo, Classicismo, etc. Cada corrente com sua
particularidade, de acordo com a área referente .Palavra em alemão,
konstruktivismus- uma forma de atenuar o rigor matemático e explicar um
novo
entendimento
de matemática visando a ampliação da informática, no início do século XIX. Como
a educação pode ser comparada a uma bôca aberta para tudo, que se propõe para a
formação das pessoas. Sendo assim, como uma área de estudo o construtivismo
passa a ter uma corrente na educação com base crítica.Portanto, as teorias de
Levy Vygotsky e Jean Piaget sobre educação constituem a base do construtivismo
na educação. Nessa concepção o saber é construído ativamente, em interações e
não como tradicionalmente se dava, de forma passiva, receptiva, sem
consideração de pressupostos. Os estudos de Jean Piaget são incluídos nesta
corrente e entram no Brasil, nos anos sessenta, metade do século XX, hoje estão
difundidos e já em
evolução. A Dra Emília Ferreiro introduziu na América Latina,
essas proposição com a psicogênese, como discípula do Dr.Jean Piaget, que era
estudante das afirmações de Vygotsky.
Atualmente
percebe-se que esta corrente de pensamento, construtivismo que engloba os
estudos de Vygotsky e Piaget estão fortemente ligadas à prática educativa de
muitos professores que são comprometidos com seus estudantes e demonstram, na
sua prática pedagógica, adesão aos princípios desta teoria, enfatizando a
aprendizagem de forma dialética.
5-
O compromisso social do professor e a prática com base na teoria
Construtivismo.
O
professor como ser social tem compromisso consigo mesmo como ser gregário,
membro de grupo, ninguém vive sozinho. Dessa mesma forma tem compromisso com o
meio onde ocorre sua atividade profissional- a educação, que é a chave. A
educação abre portas para a transformação pessoal e social. Na sua prática
educativa ele abre as portas da alegria e da felicidade para seus estudantes na
forma do diálogo, do autoconhecimento, sendo um orientador, mediador; não um
informante. Mas, um mediador da organização da informação, para a utilização
nas ações de transformação social. A educação tem uma meta de construir,
considerando o que já está feito. A influência da atividade educativa é
objetivada à mudança de pensamentos contrários ao bem estar pessoal, a melhoria
do meio físico, a busca de liberdade, a prática do amor. O objetivo da educação
é orientar para melhoria da pessoa e, como consequência, para a melhoria
social. O professor socialmente comprometido entende a educação como um
processo de construção consequente da: interação dos estudantes e dos
professores; consideração dos problemas sociais do contexto; valorização da
História e do conhecimento já construído na comunidade.
O
conhecimento = uma construção. E o professor comprometido socialmente estará
preocupado com os estudantes, considerando que são sujeitos ativos em seu
ambiente, interagindo ampliando e construindo saberes .Esta prática não
desobriga a competência técnica do professor para o ensino e a programação dos
conteúdos. O conhecimento é importante, será orientado e mediado pelo professor
estimulador, que vai considerar o que os estudantes esperam, o que trazem
consigo de suas próprias experiências de vida, o significado e a
ressignificação dos conhecimentos e agir de forma a facilitar a construção do
conhecimento um aprendizado, utilizável em ações pessoais e comunitárias;
sempre na perspectiva de construir um mundo melhor.
“O
sentido da teoria construtivismo na educação poderá implicar na ação do
professor. (BEKER,1992:pág.7-15)”
A
ação social do professor envolverá a preocupação com a preservação do meio
ambiente - a natureza do planeta Terra, base da vida humana. O cuidado com esta
natureza é responsabilidade de todos os humanos .
Conclusão
Cabe
a todos os seres humanos, cuidar da Terra, o único lugar de vida natural da
humanidade construir uma sociedade justa no planeta, com direito ao
conhecimento e ao lazer e cabe especialmente ao professor, como elemento de
estimulação ao conhecimento, para melhor qualidade de vida e felicidade, fazer
a mediação com este compromisso, com seu próprio compromisso social, na sua
prática profissional.
Referências Bibliográficas
ALVES,Ruben Azevedo. Conversas com quem gosta de ensinar.22a.ed. São Paulo. Cortez
Autores Associados,1988.(Coleção Polêmicas de Nosso Tempo. v.1).
BECKER, Fernando. O que é Construtivismo? Revista de Educação AEC, Brasília.v.21, no. 83, p.7-15,abril/junho,1992.
FREIRE. Paulo. Pedagogia do Oprimido.15ª. ed. São Paulo. Paz e Terra.1985
GIL,Antonio Carlos. Metodologia do Ensino Superior. 3ª. ed. São Paulo,. Atlas.1997. 121 págs.
LEGRAND,Louis. A Didática da Reforma: um método ativo para a escola de hoje. 2ª. ed. Rio de Janeiro:Zahar,1997.
Sites Consultados
http://penta.ufrgs.br/~luis/Ativ1/Construt.html - 19k
http://www.fapepi.pi.gov.br/novafapepi/sapiencia13/pesquisa3... - 13k
Salvador, 09 de agosto de 2010.
Maria das Graças Pereira Nunes
Curso: Metodologia do Ensino Superior.
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